sexta-feira, 22 de maio de 2015

Os tratadistas do inicio do século XX e a valorização do desenho urbano

23 - Abril - 2015
Sumário: Os tratadistas do inicio do século XX e a valorização do desenho urbano
..........................................

Stubben e Camillo Sitte

Joseph Stubben (1845-1936) tornou-se no teórico e práctico mais prestigiado na Alemanha entre 1880 até à Primeira Guerra.
A sua enciclopédia, Der Statebau, handbuch der Architektur, tem um enorme sucesso com várias reedições e divulgação em numerosos países.
Stubben vincula o urbanismo à arquitectura, focando a estética e a técnica de construção de edifícios e da cidade em função do plano e da integração.


Joseph Stubben
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Josef_St%C3%BCbben#/media/File:Josef_St%C3%BCbben.jpg

Camillo Sitte (1843-1903), lança uma orientação baseada fortemente nos principios compositivos e arquitectónicos medievais.
Estabelece a uma severa critica à falta de imaginação dos traçados rectilineos e repetitivos exaustivamente nos planos de expansão alemães, insistindo na ideia de se preocupam mais com o tráfego viário e infraestruturas do que com as questões arquitectónicas que desenham a paisagem e cria ambientes.
Recusa toda a tradição Haussmanniana que defende o alinhamento rectilíneo, propondo como alternativa sequência que fluem de modo orgânico e assimétrico.
Sitte tem claro dominio na pequena escala.
A vasta obra de Sitte e os seus escritos foram alicerces fundamentais para os urbanistas alemães, onde formou uma escola.
Sitte influênciou Le Corbusier, sendo que o movimento moderno assimilou os trabalhos de Sitte e Stubben no desenho da cidade e da sua composição.


Camillo Sitte
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Camillo_Sitte#/media/File:Sitte.jpg


Sem comentários:

Enviar um comentário