quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Renascimento e Barroco: Elementos urbanos (continuação)

4 - Dezembro - 2014
Sumário: Renascimento e Barroco - Elementos urbanos (continuação)
.............................................

A partir do Barroco o quarteirão passa por um aperfeiçoamento, tornou-se um elemento planimétrico delimitado por vias que se subdivide em lotes e edifícações.
O quarteirão é um elemento que permite a divisão fundiária do solo numa organização geométrica do espaço urbano. 
Repetido e multiplicado apresenta várias dimensões e tornou-se num gerador de espaço urbano, sendo que o interior é vazado e ocupado por jardins.
No século XVI, os quarteirões do Bairro Alto são o resultado de uma operação de loteamento fora das muralhas fernandinas, foi considerada como a primeira operação urbanista do periodo renascentista em Lisboa.
Tem como caracteristicas uma estrutura geometrizada, cujos habitantes é predominantemente a Nobreza, a Burguesia e homens ligados ao mar.
Relativamente aos quarteirões da Baixa Pombalina, estes são o resultado da proposta de traça iluminista de Eugénio dos Santos e Carlos Mardel para a reconstrução da cidade após o terramoto de 1755.
Trata-se de um sistema de quarteirões permitindo a operação fundiária que formam um bloco edifícado com um saguão central, os quarteirões têm fachadas repetidas e alturas uniformes. Os quarteirões formam ruas que foram hierarquizadas consoante a sua importância e função.
Os espaços verdes foram muito importantes na cidade da época, começou-se a introduzir a árvore e evoluiu-se para a alameda, jardins e parques que priveligiavam novas práticas sociais. Surgiu a arte da jardinaria que trabalha os elementos vegetais: árvores, canteiros, e plantas e prados, com os elementos construídos, muros, balaustradas e esculturas.
No fim do século XVIII e inicio do século XIX os ingleses apostaram na inovação e inventaram o Crescent, o Circus e o Square.
O Crescent trata-se de uma banda de edifícios ou palácios implantados em semi-circulo voltado para um parque ou jardim.
O Circus é um espaço circular com um jardim central.
O Square trata-se de um parque ladeado por construções nos quatro lados, teve origens na Place de Vosges.
Estes espaços eram usufruídos pela burguesia e aristocracia.























Fonte: Lamas, José Ressano. "Morfologia urbana e desenho da cidade".



Fonte: http://home.fa.utl.pt/~camarinhas/Baixa2.JPG














 
 
 
Fonte: http://www.visitlisboa.com/%2FConteudos%2FEntidades%2FTravel-Planner%2FBaixa-Pombalina%2FPercursos-lisboa_reconstruida-Baixa-Aerea-Unf-44-j.aspx

1 comentário:

  1. Types of Baccarat - Worrione
    › baccarat › baccarat Baccarat Basics of Baccarat. It's a very simple game but a game you'll never play with. 바카라 게임 사이트 The goal is to have a hand of five cards, six of which are

    ResponderEliminar