domingo, 9 de novembro de 2014

Renascimento - Desenho urbano

30 - Outubro - 2014
Sumário: Renascimento - Desenho Urbano
...........................................
O Renascimento começa no inicio no séc. XV e segue até finais do século XVIII. O primeiro Renascimento dá-se entre 1420 a 1500 em Itália, o Renascimento tardio deu-se entre 1500 a 1600, sendo que o Barroco surge entre 1600 até 1765 e o Rococó e Neoclássico entre 1750 e 1900.
A terminologia Renascimento significa voltar a nascer, foi a necessidade sentida pelos urbanistas e arquitectos da época, voltar aos cânones clássicos de beleza, à concepção artistica e à linguagem urbana da Grécia e de Roma. Contudo, tendo por base o regresso ao passado como alicerce de um novo urbanismo e de uma nova linguagem arquitectónica. Porém sempre numa perspectiva evolutiva opondo-se ao medievalismo.
Com estes pressupostos surgiu um novo estilo na arquitectura, no urbanismo, na pintura e na escultura. Apareceu assim o Renascimento em Florença proliferando pelo Itália onde o Gótico não era aceite como arte.
Em 1412 foram descobertos os escritos de Vitruvio, De Architectura, e em 1521 foram publicados e aceites como inspiração na criação arquitectónica e artistica.
Os cenários urbanos e arquitectónicos foram desenvolvidos primeiramente na pintura.
O espaço renascentista organiza-se através de grandes eixos compostos por edifícios de diferente linguagem e dimensões.
A grande descoberta que revoluciona a forma de conceber urbanismo foi a perspectiva. A noção de profundidade ajuda ao progresso do desenho urbano.
Outra grande invenção foi a imprensa, o que facilitou a divulgação do paradignas renascentistas.

Fonte: LAMAS, José Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade

Sem comentários:

Enviar um comentário