domingo, 18 de janeiro de 2015

Desenho Urbano - Século XIX

15 - Janeiro - 2015
Sumário: Desenho Urbano - Século XIX 
.......................................
As cidades no século XIX tiveram um enorme desenvolvimento. Inicialmente com a continuidade da cidade clássica e aparecimento de novos espaços urbanos chegando à modernidade.
As alavancas para o progresso urbano foram a industrialização e o crescimento demográfico alterando profundamente a sociedade e por sua vez a morfologia da cidade, com a colocação de infraestruturas, equipamentos e novos espaços de habitação. 
O periodo Napoleónico continua a utilizar o Barroco por ser uma arte de ostentação bem ao gosto do poder imperial, com introdução da escala monumental e arcos do triunfo.
A dimensão da cidade altera-se profundamente ganhando uma nova escala, a limitação da cidade passa a ser inutil e as muralhas deixaram de fazer sentido. A cidade teve então a oportunidade de alastrar no território foi o primeiro grande avanço para alcançar a cidade moderna.
A complexidade da cidade oitecentista é expressa em Paris, Barcelona, Avenidas lisboetas e em Inglaterra a Regent´s Street e Regent´s Park de J.Nash.
O desenho urbano com base em traçados, quadriculas, quarteirões, ruas, avenidas e praças teve a sua continuidade no século XIX, criando cidades complexas e mais desenvolvidas com jardins, parques, alamedas, passeios públicos, avenidas e boulevards.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Regent´s Street
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/47/Regent_Street_London.jpg
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Regent's Park
Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/59/Regent%27s_Park_bandstand.jpg  
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Paris, Haussmann
fonte: http://www.arthistoryarchive.com/arthistory/architecture/images/Haussmanns-Paris-09.jpg
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Barcelona, Cerdá
Fonte:http://www.diplomaciayprotocolo.com/revista/images/stories/eixample.jpg  
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Avenida da Liberdade
Fonte:http://www.jornaldamadeira.pt/sites/default/files/imagecache/400xY/avenida_da_liberdade.jpg 

1 comentário:

  1. Gostei. Uma prosa sintética, objectiva e bem descrita. Uma apresentação da cidade urbana moderna bem ilustrada. Parabéns pelo belo trabalho.
    Bem haja Carla Machado.

    ResponderEliminar